quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Convertendo fitas VHS para DVD

Como converter aquelas suas velhas fitas VHS para DVD ou apenas arquiva-las no computador é o que veremos neste tutorial.

Para converter para DVD existem duas formas de proceder, usando um gravador de DVD, que você liga diretamente ao vídeo cassete e usando uma placa de captura de vídeo em um computador.

O primeiro método é o mais simples, porém é complicada a tarefa de edição. Mas se o seu caso é apenas converter para DVD é o método mais simples e rápido.

É necessário ter um DVD Recorder, que é um gravador que você liga diretamente a TV e ao vídeo cassete. Obviamente em qualquer caso também é preciso de um vídeo cassete e cabos de áudio e vídeo para conectar o equipamento.

Vale a pena consultar o manual do gravador e do vídeo cassete para ajustar a qualidade e tempo de gravação e o modo de reprodução. Eu recomendo gravar 2 horas em cada DVD de 4.7Gb, pois mais do que isto faz com que a qualidade fique a desejar.

Para editar o material que foi gravado diretamente em DVD, é preciso copiar o DVD para um computador, ripando o disco para um arquivo que normalmente usa o codec DivX com extensão AVI, e então editando-o com o VirtualDub e autorar um novo disco de DVD com o AVI2DVD.

A tarefa de de autoração só é necessária caso queira converter o arquivo de vídeo para DVD no final do processo, caso contrario, basta apenas gravar os arquivos editados no VirtualDub em CD/DVD ou até mesmo subir uma cópia no YouTube, ou manter tudo no HD do computador.

No segundo método precisamos de um computador com um placa de captura de vídeo (algumas placas de captura também servem para se assistir TV e escutar radio FM). Utilizando o software da placa para capturar, basta proceder uma gravação em MPEG-2 e posteriormente editar, ou não, os arquivos gerados com o VirtualDub e autorar, ou não, um DVD usando o AVI2DVD.

Espero que este mini-tutorial ajude a quem quer digitalizar seu acervo de fitas VHS, e como visto a forma mais simples é utilizando um gravador de mesa, que não permite realizar um trabalho de edição e tratamento do áudio e vídeo.

Nenhum comentário: