quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Montando uma LAN usando AD-HOC

Uma solução interessante para uma rede pequena onde temos apenas notebooks ou maquinas com placa WiFi são as redes AD-HOC.

É estranho ver que as pessoas, inclusive os técnicos, não sabem a respeito disso e os que sabem um pouco alegam que só é possível conectar 2 maquinas diretamente. Um engano.

Esta solução é perfeita para fazer uma LAN Party, pois sem cabos, roteador... enfim, sem qualquer infra extrutura, é possível ter uma rede local (na verdade o interessante é ter ao menos energia elétrica :-) pois senão a brincadeira dura muito pouco hehehe) pronta, onde uma das maquinas pode estar ligada a internet para distribuir internet as outras.

Implementei uma rede deste tipo e os resultados são muito melhores do que esperava. Uma latência muito abaixo do que esperava e uma velocidade boa. Foi jogado o jogo Counter Strike 1.6 nesta rede e o resultado foi excelente.

É claro que nesta primeira tentativa montei uma rede sem criptografia e aberta, mas a intenção era apenas verificar se funcionava :-)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ae cara eu to tentando joga CS 1.5 ou 1.6 nesse modo eu configurei os pc tudo certin, nois acessa um o pc do otro mais tipo nimguem consegue ver a fase criada.

Como se configurou ae tipo ip essas coisa tudo como num sei se vo acha aki de novo pra ver sua resposta responde aki irmão
jonny-stayle@hotmail.com

Cabelo disse...

Assim... Montei a rede criando uma conexão AD-HOC na maquina servidor, o ip do servidor era da mesma classe dos ips das outras 3 maquinas, ou seja, todas as maquinas tinham um IP que começava assim 192.168.1.x, mas poderia ser perfeitamente 192.168.50.x, ou seja, os 3 primeiros campos do ip são obrigatoriamente iguais para todas as maquinas.

Nos clientes feita a configuração dos ips na conexão sem fio fio apenas conectar ao servidor da rede... depois da rede montada e testada usando o comando "ping" no prompt do MSDOS o resto foi feito apenas no game e ai é bem fácil :-D