sábado, 5 de abril de 2008

Como abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows de forma alternativa



Esta dica é interessante para os que utilizam de acesso remoto por VNC a maquinas com Windows da familia NT, ou seja, Windows XP, Vista, 2000, 2003...

Um problema para quem usa o VNC é que não é possível pressionar a seqüencia de teclas [ctrl][alt][del] e para abrir o gerenciador sem pressiona-las basta fazer o seguinte:



No executar do windows digitar "taskmgr.exe" e pressionar enter. este é o comando que abre o gerenciador de tarefas, útil para quando se quer fechar alguma aplicação teimosa ou verificar a quantidade de processador e memória usadas.

Esta dica também é útil em casos onde se tem apenas o mouse no computador e no lugar do teclado algum dispositivo diferente como um teclado de caixa de mercado. Porém este será um outro post.

[update]

Existe outra forma de se abrir o gerenciador...



Clicando com o botão direito na barra de tarefas e indo na opção "Gerenciador de tarefas", testei no XP, mas deve funcionar no windows 2000, 2003, 2008 e vista também.

7 comentários:

Fuzi disse...

Para os mais vadios:

Não é necessário por o ".exe" no final XD

alvesgu disse...

Eu liguei o notebook e o teclado não funcionava, provavelmente pq o explorer deu pau. Pra resolver isso é só abrir o Gerenciador de Tarefas e fechar e abrir o explorer. Sem teclado não dá pra fazer ctrl+alt+del, sem explorer não dá pra abrir o Iniciar pra executar o taskmgr.

Pra resolver esse problema, agora eu tenho um .bat que abre o taskmgr.

Pra fazer isso, faça um arquivo chamado task.txt (exemplo) e escreva "taskmgr" sem as aspas. Salve e mude o nome para task.bat. Quando você abrir o task.bat, o gerenciador vai abrir.

Agora só falta testar :]

alvesgu disse...

Deu certo. Tinha um programa que sugava quase todo o processador, por isso o teclado n funfava. O resto funfava pq é dual core ;)

Fui fechando 1 programa por vez até achar o maldito que travava e Voilá (se é assim que se escreve)!

Cabelo disse...

:-) praticamente um método McGiver de se fazer as coisas

BlasterX disse...

Muito obrigado amigo, procurei no google como abrir o gerenciador de tarefas do windows pelo executar e seu link é o primeiro da lista. Parabens.

Daniel Andrade disse...

Q grande bosta....ate um mendigo sabe essa pooorra...
Ae quero ver vc abrir o Gerenciador de Tarefas remoto pelo prompt...ae sim e tutorial de verdade.

PSSA disse...

Ei, pessoal aqui é i tiozinho do teclado... preciso executar o gerenciador de tarefas do servidor através de um acesso remoto, já tentei shift+F4 e o sistema não termina.
Outra Coisa importante é que preciso de um cobra pra me ajudar aqui no escritório, tenho umas idéias de vender serviços on-line, tenho sistemas, mas não tenho o técnico "Tutorial" quente fervendo pra me assessorar. fala o preço ai mano...