terça-feira, 27 de julho de 2010

Comparação entre Xubuntu e Linux Mint LXDE

Estou aqui com um comparativo de desempenho entre 2 distribuições linux voltadas para o usuário comum e computadores antigos.

Após fazer uma peneira dentre quase 10 distros, dentre elas, dream linux, vector linux, arch linux... sobraram 2 finalistas que atenderam os requisitos de usabilidade:
Xubuntu e Linux Mint LXDE, ambos em suas últimas versões.

Para um embate justo entre os 2 sistemas candidatos, utilizei 2 maquinas virtuais de mesma configuração:
  • 512 MiB de RAM;
  • 1 núcleo do processador phoenon II x4 do host;
  • 12MiB de memória de video;
  • 8GiB de disco para a instalação do sistema.
A instalação foi feita no modo recomendado em cada CD, ou seja, sem opções especiais de particionamento de disco e com a maquina virtual conectada a internet para a transferência de pacotes de atualização e de linguagem.

Após a instalação foi aberto um terminal e executado o comando top para a averiguação da quantidade de RAM utilizada por cada distribuição.


E em seguida foram abertas as aplicações de editor de texto e planilha eletrônica (pois eram idênticas em ambas as instalações) em ambas as maquinas, simulando desta forma uma carga em cada sistema.


O resultado como visto nas imagens, é que o Linux Mint LXDE tende a consumir menos recursos da maquina se comparado a uma instalação idêntica do Xubuntu.

Gostaria de ressaltar que o teste aqui feito é empírico e sem todas as repetições necessárias para uma validação estatística devido que este é apenas um blog de tecnologia e não um trabalho de TCC :-)

3 comentários:

mrCliQ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mrCliQ disse...

Não tem como fazer um comparativo de distro com ambientes gráficos distintos, ou seja Xubuntu usa XFCE e Mint LXDE como o já é sugerido usa o ótimo e leve LXDE, seria interessante se comparasse ambientes iguais, exemplo: Xubuntu vs Mint XFCE e/ou Lubuntu vs Mint LXDE, o XFCE é um excelente ambiente de desktop, mas não tem como compara-lo com XFCE no quesito consumo de recursos, assim como não tem como comparar ele ao Gnome e este ao KDE.

Abraço

Cabelo disse...

De fato é possível comparar qualquer coisa com qualquer coisa, o que na maioria dos casos não leva a resultado algum...

Neste caso o objetivo é apenas descobrir qual das 2 distribuições era a mais leve, na época do teste só havia, por parte do linux mint, as versões kde, gnome e lxde com versão final, e seria injusto usar uma versão não finalizada no teste.