sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A salvação dos AzAmérica, AzBox, etc.

Com a popularização de decodificadores de TV via satélite "do outro lado da fronteira" surge uma possibilidade de dar uma utilidade legalizada a estes aparelhos com a sintonia de canais FTA.

Esclarecendo a todos que FTA (free to air, livre o ar), nada mais é do que a recepção de canais abertos via satélite, ou seja, perante a lei não existe problema algum em assistir canais FTA.

Da mesma forma, utilizar um receptor/decodificador como os AzAmérica ou AzBox para esta finalidade (canais FTA) também é dentro da lei (desde que seja apenas utilizado versões oficiais, não piratas, do software do aparelho, a tão falada "firmware").

Estes receptores são capazes de sintonizar não apenas os canais da banda Ku (mini parabólica) mas também os canais da banda C (parabólica grande), e inclusive ligar varias antenas simultaneamente, o que trás possibilidades interessantes.

Ligar várias antenas a um receptor a primeira vista não parece ser interessante devido ao fato de ter de ocupar mais um pedaço do telhado ou do jardim com mais um "monstrinho", porém exite uma forma de utilizar uma única antena para receber 2 ou mais satélites "próximos" usando uma tecnologia chamada carinhosamente de "kit carona", capaz de fazer o MacGyver ficar com inveja com a sua simplicidade.

Os Kits Carona consistem basicamente em instalar mais módulos LNBFs a uma antena, que são aquele equipamento que fica no "cabo do guarda chuva", ao final daquela haste da antena.



Um, exemplo de utilidade para um kit destes é a utilização de uma antena apontada para o "C2" (parabólica analógica/band e redetv em HD) juntamente com o "B4" (tem vários canais abertos que não existem no C2).

Um bom site para se saber que canais estão disponíveis em cada satélite é o www.portalbsd.com.br, nele existe uma lista de satélites e em cada um deles uma lista de canais disponíveis, um bom começo para quem que se aprofundar na área.

Nenhum comentário: